Paginas

quarta-feira, 20 de abril de 2016

Mural em homenagem a 20ª Festa Nacional da Maçã

Mural construído pela equipe: Esoleta, Josiani e Daniella em homenagem a 20ª Festa Nacional da Maçã e também referencia o aniversário do município de São Joaquim que acontece no dia 7 de maio. Com a contribuição da professora Carla de Souza Sá na confecção dos detalhes do pinheiro e neve. "Tudo faz mais sentido com a colaboração de todos".




terça-feira, 19 de abril de 2016

Trabalho sobre a Festa da Maça 2016

O trabalho envolveu alunos e professores do Programa Mais Educação, onde os alunos criaram frases sobre a maçã, pinturas de gravuras de maças, sendo que através da confecção desse material foi montando um painel para exposição na escola. A participação de todos resultou em um belo trabalho, deixando todos os alunos empolgados com a realização da 20ª Festa Nacional da Maçã.



segunda-feira, 18 de abril de 2016

Combatendo o H1N1

O vírus da influenza A (H1N1) e os vírus de gripe comum podem debilitar muita gente, por isso é importante praticar os cuidados básicos diariamente, para combater o vírus.




Segue logo abaixo uma apresentação sobre como deve ser o combate contra o H1N1.



Mais informações:

A gripe pelos vírus influenza (A, B e C), se inicia de forma rápida com febre alta, tosse, dor de garganta, prostração e dor de cabeça e muscular podendo evoluir para quadros mais graves com comprometimento pulmonar pelo próprio vírus ou bactérias oportunistas, por isso fique atendo caso esteja gripado (a), atenção com febre alta, dor de cabeça, garganta e prostração procure imediatamente um médico, não espere a situação se agravar.

Previna-se ao fortalecer o corpo físico com boa alimentação ingerindo frutas, verduras, sucos com alto teor de vitamina C e lave as mãos constantemente. O álcool é o maior aliado para eliminar o vírus, por sua praticidade e baixo teor de intoxicação. Use o álcool gel.

A principal forma de proteção é a higiene pessoal, ou seja, a prevenção. Capriche nos cuidados:

• Lavar as mãos com água e sabão várias vezes ao dia.

• Tomar cuidado para não levar as mãos à boca.

• Usar álcool gel para higienizar as mãos antes das refeições; após utilizar transporte público e sanitários.

• Evitar compartilhar alimentos, copos, talheres, pratos e objetos de uso comum.

• Ao espirrar se estiver resfriado (a) ou gripado (a), a dica é carregar um lenço descartável, para usar em caso de tosses e espirros; ou utilizar a mão para proteger ou o antebraço. E depois lavar as mãos novamente.

• A vacina é outra alternativa e pode ser encontrada em clínicas particulares, pois a Campanha do Governo já acabou.

O vírus influenza pode sobreviver por um período de duas a dez horas e devido a facilidade de transmissão, disseminação e habilidade de mutação o vírus influenza representa um dos mais temidos. Ele pode ser inativado por álcool e hipoclorito de sódio(água sanitária). A vacina para os vírus influenza é importante para controle de epidemias e surtos, por todos esses fatores mantenha-se atento e cuide-se muito bem!

Claudia de Souza Santos - CREF 000830G/SC - E-mail: ginasticalaboral@ricsc.com.br

300 aplicativos educacionais abertos para usar em sala de aula


Para inovar no processo de ensino-aprendizagem, projeto nascido na UFRGS reúne softwares para Android que podem ser usados e modificados livremente


Fonte: http://porvir.org/300-aplicativos-educacionais-abertos-para-usar-em-sala-de-aula/




Já imaginou se uma tabela reunisse vários aplicativos livres para celulares e tablets do sistema Android? E se essa tabela também apresentasse indicações de quais disciplinas poderiam usar o recurso? Melhor ainda, não é? Pois agora isso existe, graças ao projeto “Software Educacional livre para Dispositivos Móveis”.

Elaborada pelo professor Paulo Francisco Slomp e pelo estudante André Ferreira Machado, ambos da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), a tabelareúne 305 aplicativos, que podem ser usados como complemento para o processo de ensino-aprendizagem. Desses, 78 servem para a educação infantil, 154 para os anos iniciais do ensino fundamental, 173 para os anos finais do ensino fundamental, 181 para o Ensino Médio e 203 para o Ensino Superior.

Para quem não sabe, o nome software livre significa, no caso da tabela, que o aplicativo é um REA (Recurso Educacional Aberto). A sigla, por sua vez, é usada para designar um material educativo licenciado de forma pública, permitindo que qualquer pessoa interessada use ou adapte o conteúdo da forma como preferir.

Os aplicativos que figuram na tabela começaram a ser analisados em abril de 2015. O projeto foi finalizado em fevereiro de 2016, quando a compilação foi lançada de forma aberta ao público, tanto para visualizações quanto para contribuições. “A tabela está sob uma licença de Creative Commons. A gente selecionou mais de 300 aplicativos, mas eles surgem a todo instante. Mantendo a tabela aberta, cada um pode colocar novos aplicativos que nós não conhecemos”, defende Ferreira. Segundo ele, essa é exatamente a filosofia do software livre.

Dentro da tabela, o material também é dividido por área de conhecimento. Entre elas: acessibilidade, biologia, educação física, educação artística, ensino religioso, física (subdividida em categorias como acústica, astronomia e atmosfera), geografia (também subdividida em categorias como atmosfera, bússola, capitais e mapas), idiomas (bibliotecas, catalão, coreano, entre outras), informática (redes e programação), jogo, matemática (álgebra, ângulos, aritmética, calculadora financeira,  entre outras), medicina, música, química (eletroforese, isótropos, jogo, moléculas e tabela periódica) e sociologia.

Navegando pelo mapeamento, é possível perceber que algumas áreas contam com maior número de recursos disponíveis. Para matemática, por exemplo, existem 61 aplicativos; física conta com 25 e geografia com 33. “Existe uma grande quantidade de aplicativos para áreas de ciências e exatas, além de geografia. É uma opinião pessoal, mas eu acho que as pessoas que desenvolvem os aplicativos são mais inclinadas a ciências exatas, por isso o maior número”, defende Ferreira.


Mudança de planos

Apesar do resultado final, o projeto surgiu com uma proposta diferente. “Em 2013, eu e meu orientador percebemos que tinha uma categoria na Wikipedia em inglês só sobre software educacional livre, e que essa mesma categoria não existia em português. Então nós começamos a traduzir os artigos para nossa língua”, relata o estudante de matemática da UFRGS, André Ferreira. Ele conta que, no meio desse processo, surgiu a ideia de criar uma tabela para catalogar alguns dos programas citados nos artigos. Em 2014, a proposta resultou em uma tabela de softwares educacionais livres para desktop (computadores de mesa).

Entretanto, com o aumento do uso de smartphones, o projeto tomou uma nova direção. “Depois que nós fizemos a tabela de programas para desktop, pensamos em fazer uma versão para dispositivos móveis, já que o uso desses aparelhos está cada vez maior no Brasil”, explica.

A escolha pela tabulação de aplicativos do sistema Android, segundo Ferreira, foi por uma questão prática. “A iTunes Store (a loja da Apple, que usa sistema operacional IOS) não aceita aplicativos sob licenças livres. Já a Google Play Store (loja do sistema operacional Android) aceita diferentes tipos de licenças livres, menos a GPL (do inglês, Licença Pública Geral).


Critérios de Seleção

O principal critério utilizado para a seleção dos aplicativos foi a finalidade educacional. Durante o processo de avaliação dos softwares, Ferreira e Slomp utilizaram, entre outras, uma lista do site F-Droid, que reúne um catálogo de softwares gratuitos de código aberto para Android.
Segundo Ferreira, o F-Droid tem uma categoria chamada Ciência e Educação. Juntamente com o seu orientador, ele fez o download e avaliou cada programa dessa área, para depois colocá-lo na tabela. 

“Nesse processo, nós percebemos que muitos softwares não estão categorizados como Ciência e Educação, mas podem ser usados com uma finalidade educacional. Por exemplo: nós encontramos um aplicativo de mapas, que está na categoria Navegação. Tudo bem, isso ajuda a velejar, mas também pode ser usado em sala de aula”, explica o estudante de matemática.

Diante dessa possibilidade, a dupla decidiu analisar todos os programas disponíveis na plataforma até dezembro de 2015. Ao todo, foram 1700 aplicativos avaliados. “Nós analisamos a interface, o idioma e como o aplicativo funciona de maneira geral. Nós instalamos em um tablet para testar aqueles que nós consideramos que poderiam ser usados”.

A tabela está disponível em português, e também conta com versões em inglêsespanhol, francês e italiano.

100 sites de pesquisa acadêmica que você deveria conhecer

Olá, pessoal!
Quando você precisa de material acadêmico para fazer algum trabalho, você sabe onde procurar?
Pois saiba que existem inúmeros sites com um infinito material sobre todo tipo de assunto. E para ajudar nesse momento que disponibilizamos nada menos que 100 sites de pesquisa acadêmica que você deveria conhecer.
São textos, documentos, resenhas, artigos, áudios, vídeos e tudo o que você precisa para fazer uma pesquisa acadêmica completa. E além de tudo, é ainda mais conhecimento ao alcance de um clique.

Parada Pedagógica

Aconteceu nesta ultima sexta-feira dia 18 a primeira parada pedagógica deste ano que teve como principal objetivo refletir sobre a importância do planejamento e seus respectivos encaminhamentos e potencializar as reflexões sobre os instrumentos de didática e avaliação.








sexta-feira, 15 de abril de 2016

Trabalho sobre Origami

Trabalho desenvolvido em sala de aula na disciplina de matemática com o objetivo de dominar a técnica do origami usada pelos japoneses em especial o "Tsuru", pássaro que representa a prosperidade. Como a festa da maça está chegando o Tsuru será homenageado no desfile da abertura da festa.  Em matemática as dobraduras formam figurar geométricas e ângulos ao mesmo tempo a paciência e a concentração.








Imersão a 7ª Arte

Os alunos do ensino médio inovador, realizaram ontem quinta-feira dia 14/04, uma visita ao Shopping Garden na cidade de Lages/SC, onde assistiram o filme Batman vs Superman projetado em uma sessão com tecnologia 3D, este passeio foi de grande valia, pois oportunizou aos alunos a experiência com a 7ª arte, sendo que alguns nunca haviam estado em uma sessão de cinema. 

O filme é uma forma elástica, extremamente maleável e vigorosa, que não oferece resistência à expressão de novas idéias. É um meio de comunicação singelo, popular, que seduz as grandes massas […]
(Hauser)



quinta-feira, 14 de abril de 2016

Trabalho sobre o Abaporu

Foi trabalhado com os alunos do 1º ano o tema Abaporu, onde os alunos realizaram desenhos e pintura a mão livre.





O Abaporu é uma clássica pintura do modernismo brasileiro, da artista Tarsila do Amaral. O nome da obra é de origem tupi-guarani que significa "homem que come gente" (canibal ou antropófago), uma junção dos termos aba (homem), pora (gente) e ú (comer).


A tela pintada por Tarsila em 1928 foi oferecida ao seu marido, o escritor Oswald de Andrade. Os elementos que constam da tela, especialmente a inusitada figura, despertaram em Oswald a ideia de criação do Movimento Antropofágico. O Movimento consistia na deglutição da cultura estrangeira, incorporando-a na realidade brasileira para dar origem a uma nova cultura transformada, moderna e representativa da nossa cultura.

Hoje é a tela brasileira mais valorizada no mundo, tendo alcançado o valor de US$ 2,5 milhões, pago pelo colecionador argentino Eduardo Costantin em 1995 em leilão realizado na Christies, o quadro pertencia ao empresário brasileiro Raul Fobes, desde 1985. Encontra-se exposta no Museu de arte latino-americana de Buenos Aires (MALBA).

Fonte: Wikepédia e Significados


sexta-feira, 8 de abril de 2016

Projeto de artes visuais para 3ª Vindima de altitude

O presente trabalho tem como objetivo a necessidade de informação sobre a cultura da uva. seus cuidados, colheita e produção de vinhos finos.

Disciplina: Artes
Professora: Mara Koerich





terça-feira, 5 de abril de 2016

Trabalho realizado com os alunos dos 6º anos 1 e 2

Produção de texto realizado pelos alunos dos 6º anos 1 e 2. Após o término, os trabalhos foram exposta para visualização e leitura dos demais alunos da escola.

Professora: Geanine Nunes Goulart
Disciplina: Língua Portuguesa
Atividade: Produção de Texto (Histórias em Quadrinhos)